Dia 17 de outubro, segunda-feira, às 21h, a Banda Jazzco apresenta músicas de seu CD “Fevereiro”, em show no Teatro da Vila, na temporada de shows do Movimento Elefantes.
O álbum da Jazzco, foi lançado em 2010 e tem oito faixas, resultado dos 36 anos de trabalho da banda que tem como ponto de partida o interesse comum de seus integrantes em desenvolver um trabalho de criação própria, livre de parâmetros ou determinações anteriores. Tal aspiração culminou em um estilo, repleto de ritmos e texturas brasileiras – resultado da heterogeneidade de seus músicos somada à liberdade da improvisação.
Ritmos como o samba e o frevo são alinhavados pela inventividade e improviso do jazz, neste caminho as músicas deste primeiro álbum revelam a sonoridade e personalidade que a Jazzco adquiriu desde sua primeira apresentação em 1974 até hoje.
As apresentações no Teatro da Vila acontecem sempre às segundas- feiras, às 21h. A cada semana uma orquestra do coletivo Movimento Elefantes sobe ao palco para mostrar seu repertório e ao final de cada apresentação o público contribui com a quantia que achar justa, no sistema “pague quanto vale”.
Jazzco – 36 anos de Jazz brasileiro
Formada em 1974, foi o primeiro grupo do Brasil, onde os instrumentos de sopro e o vocal tinham igual projeção e importância. O primeiro show foi realizado, dia 28 de agosto, no parque do Ibirapuera.
No ano seguinte a banda participou do I Festival de Iacanga, no interior do estado de São Paulo, considerado o Woodstock brasileiro. O evento aconteceu em uma fazenda do município de Iacanga e recebeu grandes nomes do rock e pop brasileiro. No evento a Banda Jazzco tocou para cerca de 35 mil pessoas.
Em maio de 1975, a Jazzco participou, em São Paulo, do festival de rock-pop Banana Progressiva, que contou com a presença de músicos como Lobão, Lulu Santos, Ritchie, Hermeto Pascoal, Erasmo Carlos.
Em julho de 1975 em Apucarana no Paraná seria a ultima apresentação da Banda Jazzco, que fez uma pausa de cinco anos sem shows.
Em 1980 quatro dos antigos integrantes da banda uniram-se a outros sete músicos retomando as atividades musicais. Durante a história da Jazzco, músicos respeitados fizeram parte de sua formação, por onde, nas palavras do Maestro Branco, “já passaram os maiores músicos do Brasil”.
Após a evolução musical dos músicos e da banda como um todo, o trabalho instrumental sugerido por cada elemento flui para um ambiente de criação coletiva, que é a marca da Banda Jazzco. A sonoridade da banda, hoje, tende a uma orientação de ritmos e texturas brasileiras, sob a forma jazzística, edificado sobre o impulso criativo de cada elemento. É proposto um tema e abre-se espaço à improvisação. Esta pesquisa prima por ser um trabalho onde haja campo para apresentação da experiência de cada um e ao mesmo tempo procura a realização do grupo no âmbito musical e profissional.
Após muita música, algumas pausas, apresentações nos mais variados locais como teatros, festivais, centros culturais, TVs, parques, clubes, e bares, a Banda Jazzco tem como principais características a experiência e a evolução musical da banda somadas à um amor intenso pela música e à amizade. Tais elementos fazem da Jazzco, uma banda que há 36 anos vem fazendo história na música instrumental brasileira.
Onde: Teatro da Vila
Endereço: R. Jericó, 256, Vila Madalena, São Paulo – SP.