A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP) divulgou à classe médica e à população carta de apoio ao movimento do dia 7 de abril, quando será suspenso o atendimento eletivo aos planos de saúde, sendo mantidas urgências e emergências. No texto, a instituição diz considerar válido o alerta e cobra providências dos órgãos responsáveis.
À População/Médicos
“A Greve Branca de 07/04/2011”
Em reunião realizada no dia 17/03/2011, a Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica tomou conhecimento da greve que irá ocorrer no dia 07/04/2011, quando os médicos irão paralisar por 24hs o atendimento aos pacientes que dependem de planos de saúde (exceto atendimentos emergenciais), protestando por melhores pagamentos em relação aos planos de saúde.
Vimos com muita preocupação a situação assistencial da saúde no Brasil.
Acreditamos que o movimento da classe médica é válido, pois os prestadores de serviço buscam melhorias junto às empresas de assistência médica.
A população deve absorver este primeiro momento apenas como um alerta, aguardando por resultados positivos, para que isto reflita futuramente no social e na economia individual.
A consequência desse movimento é que os órgãos responsáveis, juntamente com o poder público, repensem sobre o modelo atual dos programas de assistência à saúde, para que possamos obter respeito maior à cidadania.
Paulo Oliver
Presidente da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica da OAB/SP.