Simesp

Mobilização dos médicos tem ampla cobertura da Imprensa

Home > Mobilização dos médicos tem ampla cobertura da Imprensa
27/10/2011 | Notícia Simesp

Mobilização dos médicos tem ampla cobertura da Imprensa

O dia de mobilização em defesa do SUS, na terça-feira 25, chamou a atenção da imprensa. A ampla maioria dos veículos de comunicação destacou o assunto, como exemplos os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em edição de 26 de outubro.

“O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes, disse que a paralisação dos médicos do SUS por 24 horas, em 21 estados, obteve ontem adesão de 85%. A estimativa, segundo ele, é resultado de informações parciais recebidas ao longo do dia. Carvalhaes afirmou que o piso salarial médio da categoria, na rede pública, é de cerca de R$ 2.800 por mês, por jornada de 20 horas. A federação reivindica R$ 9.188,22 mensais”, publicou O Globo.

Já o Estadão destacou a passeata em São Paulo. “Médicos, enfermeiros, dentistas e representantes de ao menos 35 entidades de classe fizeram uma passeata na manhã de ontem para chamar a atenção para os problemas do SUS. Vestidos de terno e gravata, carregando faixas e pequenas bandeiras do Brasil, o grupo – cerca de 50 pessoas – saiu da sede da Associação Paulista de Medicina, no centro, e caminhou 350 metros até a sede da Câmara Municipal de São Paulo.

Como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não sabia da passeata, os próprios assessores dos médicos pararam o trânsito na região – o que gerou protestos dos motoristas e até uma bronca da Guarda Municipal. Paras evitar mais problemas, o grupo seguiu a passeata caminhando pela calçada. Ao chegar ao prédio da Câmara, os médicos subiram para a plenária.”

Na íntegra

O Globo destaca a adesão de 85% dos médicos na paralisação:

O assunto também foi matéria no jornal O Estado de S. Paulo: