Os 371 mil médicos brasileiros já podem ter acesso a conteúdos científicos de maior qualidade. Os ministérios da Saúde e da Educação, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançaram nesta terça-feira (29) o portal “Saúde Baseada em Evidências”, que facilitará a cerca de 1,8 milhão de profissionais de saúde.
O Portal contribui para o aperfeiçoamento do trabalho e também proporciona educação continuada aos profissionais da saúde oferecendo o que há de melhor na produção científica mundial. “Por meio da pesquisa a conteúdos cientificamente relevantes, os médicos poderão atuar integrando o conhecimento, à experiência clínica e de gestão”, avaliou o membro da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), conselheiro Dalvélio Madruga, que participou do lançamento da plataforma em Brasília.
O site é voltado aos profissionais de saúde vinculados ao respectivo Conselho Profissional. O banco de dados do CFM já foi disponibilizado para à plataforma e dará acesso à todos os profissionais gratuitamente. Para autenticação no Saúde Baseada em Evidências, foram definidos 4 campos como chaves para envio de informações: nome do profissional, inscrição no respectivo conselho, unidade da federação, data de nascimento.
Veja as bases de dados que compõem o portal:
Rebrats – engloba estudos nacionais da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), apresentando estudos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, com temas prioritários para o sistema de saúde nacional.
Embase – ferramenta online pra revisões sistemáticas e cobre as áreas de Ciências da Saúde como um todo e em especial farmacologia, ciências farmacêuticas, toxicologia; e Medicina em especial, alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas. Aborda todas as fases de fabricação de medicamentos, legislação internacional e normas de segurança de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia.
ProQuest Hospital Collection – Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.
Atheneu livros Virtuais – A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente. As publicações abrangem conteúdos relacionados à área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Alergologia e imunologia clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Doenças infecciosas e parasitárias, Medicina laboratorial, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Urologia, Neurologia, Odontologia, Oncologia, Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Pneumologia, Histologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia além de Engenharia biomédica.
Micromedex – Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex – Emergency Medicine que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex – General Medicine que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.
Dynamed – É uma ferramenta de referência clínica, para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas.
Best Practive – British Medical Journal (BMJ) – Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes.