Simesp

Médicos suspendem atendimento a planos de saúde por uma semana

Home > Médicos suspendem atendimento a planos de saúde por uma semana
21/09/2011 | Notícia Simesp

Médicos suspendem atendimento a planos de saúde por uma semana

A partir desta quarta-feira, 21/09, até o proximo dia 27, os médicos baianos suspendem o atendimento eletivo aos usuários de dez planos de saúde no estado: CASSI, PETROBRAS, GEAP, AMIL, HAPVIDA, MEDIAL, INTERMEDICA/NORCLINICAS, LIFE EMPRESARIAL, PROMEDICA E GOLDEN CROSS. A paralisação faz parte do movimento nacional pelo reajuste dos honorários médicos e pela autonomia profissional. Na Bahia, o protesto terá a duração de uma semana.

Neste primeiro dia da paralisação, os médicos baianos estarão reunidos na sede da Associação Baiana de Medicina (ABM), em Ondina. Durante o período da manha, será realizada uma coletiva de imprensa e, em seguida, acontece um debate sobre "Mercantilização da Saúde". A programação inclui ainda apresentações artísticas e uma caminhada até a nova praça de Ondina.

A paralisação atinge o atendimento a procedimentos e consultas eletivas. Os pacientes previamente agendados serão transferidos para outra data. Somente casos de urgência e emergência receberão atendimento normal. Os 10 planos mencionados foram escolhidos porque não negociam com a Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM), ou não honram acordo, ou ainda insistem em propostas irrisórias, em desrespeito a médicos e usuários.

Ao final da paralisação (27 de setembro), os médicos farão nova assembleia para um balanço do movimento, quando também definirão as novas ações para fazer com que os planos valorizem o trabalho médico e a população que é atendida através dos convênios. Ações na Justiça também serão movidas contra os planos que não negociam e que já foram notificados judicialmente.

Confira a programação do dia 21 de setembro na Bahia:
Local: sede da ABM – Rua Baependi, 162 – Ondina

10h – Coletiva de imprensa.
11h – Debate: Mercantilização da Saúde.
12h – Acarajé com arte: exposição de médicos com seus cordéis e cartoons sobre Medicina Humanizada.
13h – Com este honorário, só rindo! Performance dos Terapeutas do Riso.
14h – Paralisação de repente: apresentação de repentistas.
15h – Médico tem arte: apresentação musical.
16h – CBHPM bota a banda na rua: caminhada musical até a nova Praça de Ondina.