Simesp

Médicos promovem abraço coletivo na UBS Jardim Boa Vista

Home > Médicos promovem abraço coletivo na UBS Jardim Boa Vista
13/05/2016 | Notícia Simesp

Médicos promovem abraço coletivo na UBS Jardim Boa Vista

Profissionais de saúde e a população atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Boa Vista, na região do Butantã, zona oeste da capital paulista, realizaram na manhã desta sexta-feira, 13, um abraço coletivo como forma de protestar contra a transição na gestão da rede pública municipal.

Alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental “Solano Trindade” realizaram um ato simbólico, no qual entregaram uma “tocha olímpica” à direção da UBS simbolizando um não ao desmonte da saúde pública municipal.

Na sequência, o grupo de manifestantes saiu em passeata pelo bairro em prol da qualidade da saúde e do acesso do Sistema único de Saúde (SUS) para todos.

Desde o início do mês, quando a gestão das unidades da região passou da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), os usuários têm sofrido com a redução na qualidade do atendimento e aumento das filas de espera, por conta das demissões coletivas que vêm sendo promovidas pela organização social.

Mesmo que não estejam sendo atingidos diretamente pelas demissões, os médicos decidiram se mobilizar. Afinal, o desmonte das equipes tem afetado diretamente a qualidade do serviço prestado à população.

O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Eder Gatti, afirma que essa transição causa um prejuízo enorme na assistência, pois quebra o vínculo entre paciente e a equipe de saúde, algo fundamental para a qualidade do atendimento.

“O Sindicato está acompanhando com preocupação a situação da mudança nos contratos de organizações sociais que se repete em outras regiões da cidade. Há prejuízo imediato para os médicos, equipes e principalmente para a população”, ressalta Gatti.