Simesp

Médicos fizeram greve de um dia contra planos

Home > Médicos fizeram greve de um dia contra planos
22/09/2011 | Notícia Simesp

Médicos fizeram greve de um dia contra planos

Entidades médicas estimam que a adesão à greve de 24 horas realizada ontem para reivindicar reajuste nos honorários pagos pelos planos de saúde variou entre 70% e 90% no País. Representante das operadoras, porém, afirmaram não ter observado nada "fora da normalidade". Em São Paulo, o Estado procurou 25 consultórios e 5 haviam suspendido o atendimento a alguns planos.

"Os médicos têm o livre arbítrio para atender. Nosso foco não é prejudicar o doente, mas mostrar para a população que há uma relação de desigualdade entre médico e operadora", diz Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira.

Médicos reivindicam reajuste no valor da consulta para R$ 60 – hoje, a média é de R$ 40; o fim da intervenção de operadoras no atendimento; e periodicidade para reajuste.

No Rio, sociedades médicas se manifestaram em frente à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No Recife, uma corrida no Parque da Jaqueira marcou o dia.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar, que representa 15 das 1.417 operadoras do País, afirmou que não foi "observado comportamento fora da normalidade (no atendimento durante a paralisação)".