De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Eder Gatti, quem atua na linha de frente na saúde está correndo alto risco de infecção por irresponsabilidade de seus empregadores e do poder público, que deveriam garantir EPIs adequados, higienização do ambiente e os fluxos que otimizem o atendimento de forma a proteger os pacientes e os profissionais de saúde. “Só na China, já são mais de 1700 profissionais da saúde infectados pelo vírus. Não podemos deixar que isso aconteça também com o Brasil. Com os médicos doentes, quem atenderá a população?” O Simesp enviará ofícios sobre as denúncias aos empregadores, à unidade de saúde e comunicará os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho quando necessário.
Gatti ainda explica que a pandemia acontece em um cenário de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de medidas governamentais, como a emenda constitucional (EC) 95, que cortou R$ 20 bilhões do SUS só em desde 2017, sendo R$ 9 bilhões apenas em 2019. “Além do corte de recursos, a reforma trabalhista e a lei da terceirização proporcionaram aos empregadores a possibilidade de se esquivarem da responsabilidade com seus empregados que trabalham como pessoa jurídica (PJ), que é o caso de grande parte dos médicos, por exemplo. Se o médico ‘pejotizado’ adoecer, quem se responsabiliza?”, diz Gatti.
O presidente do Simesp ainda explica que o governo vai na contramão do suporte aos profissionais da saúde com uma legislação mais frouxa, que retira direitos dos trabalhadores e os coloca em risco em um momento de pandemia. “Quando você flexibiliza as leis trabalhistas, o empregador fica desobrigado de garantir direitos como a licença por doença.”
Canal de denúncias
O Simesp tem um canal de denúncias para os médicos relatarem problemas enfrentados em seus locais de trabalho, públicos e privados, aos médicos que atendem diretamente casos de síndrome gripal e Covid-19.
WhatsApp: (11) 99111-5490
Telefone: (11) 3292-9147
E-mail: relacionamento@simesp.org.br
EPIs necessários
Isolamento respiratório de gotícula (máscara facial), óculos, gorro, capote (avental) e luvas.