Após reunião com a administração da Associação Beneficente Hospital Nossa Senhora da Piedade, da cidade de Lençóis Paulista, interior do estado de São Paulo, na última quarta-feira, 1º, os médicos plantonistas retomaram as atividades. A decisão é em decorrência à proposta apresentada pela entidade de fazer acordo com os médicos, que estavam em greve desde às 7h do mesmo dia, em protesto a falta de contratos de trabalho e do pagamento dos vencimentos atrasados (referentes a procedimentos realizados). O hospital se comprometeu pagar 50% dos procedimentos médicos atrasados hoje, dia 2, e o restante no dia 10 de julho. A gestão também garantiu que o pagamento referente ao salário do mês de junho será realizado na última semana de julho.
A respeito dos vínculos empregatícios, a gestão do hospital se comprometeu a negociar com a Prefeitura a manutenção de repasses que garantam os salários dos médicos e a regularização dos vínculos empregatícios desses profissionais. O prazo para essa demanda dado pelo hospital é até a próxima quarta-feira, dia 8, data na qual a gestão se compromete a levar uma resposta para os médicos. “O Sindicato acompanhará o cumprimento do que foi apresentado na proposta para garantir os direitos dos médicos plantonistas”, garante Eder Gatti, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp).
Os profissionais formaram uma comissão para diálogo e andamento das negociações com o hospital e com a Prefeitura, e participarão ainda hoje de nova reunião de negociação. Durante o período de greve foram mantidos os atendimentos de urgência e emergência, mas as cirurgias eletivas não foram realizadas.