Simesp

Médicos docentes da Unicid têm jornada reduzida e estão sendo demitidos

Home > Médicos docentes da Unicid têm jornada reduzida e estão sendo demitidos
02/07/2020 | Notícia Simesp

Médicos docentes da Unicid têm jornada reduzida e estão sendo demitidos

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) recebeu denúncias de que a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) tem demitido e reduzido a jornada de seus docentes, incluindo os que são médicos. Se você estiver nessa mesma situação em qualquer instituição de ensino, o Simesp pede que entre em contato pelo telefone (11) 3292-9147, WhatsApp (11) 99111-5490 ou e-mail relacionamento@simesp.org.br.

Na denúncia, foi relatado ao Simesp que a Unicid realizou uma reunião com os professores de todas as áreas para impor a redução de carga horária aos docentes, de 8 horas para 6,5 horas por turma, bem como a suspensão de atividades extras como extensões, trabalhos científicos, reuniões e mentorias. Os docentes também foram pressionados a solicitar a redução de carga horária em carta de próprio punho, sob ameaça de demissão. “Temos visto que a precarização do trabalho do médico não acontece só na saúde, mas também na educação”, conta Daniela Menezes, diretora do Simesp.

Ainda segundo Daniela, alguns dos docentes, mesmo concordando com os termos da instituição, foram demitidos e perderam sua única fonte de renda sem serem informados do motivo desse desligamento. “Como a universidade precisará repor esses profissionais, nosso receio é de que novos professores com salário inferior substituam os demitidos”, diz.