Os médicos de todo o país suspenderão o atendimento aos planos e seguros de saúde no próximo dia sete de abril, Dia Mundial da Saúde. Na ocasião, não realizarão consultas e outros procedimentos. Os pacientes previamente agendados serão atendidos em nova data. Todos os casos de urgência e emergência receberão a devida assistência.
A paralisação é uma estratégia da luta por honorários dignos, instituição nos contratos de cláusulas de reajustes anuais, além de exigir o fim da interferência de planos e seguros saúde no exercício da medicina.
A manifestação é referendada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pelo conjunto das sociedades de especialidades médicas. Todas as entidades médicas do Brasil, portanto, são corresponsáveis pelo sucesso da suspensão do atendimento, fator que aumenta a responsabilidade do Sindicato dos Médicos do Pará, além de exigir mobilização máxima.
Para que o 7 de abril seja muito bem sucedido, o Sindimepa está sugerindo que as Comissões Estaduais, compostas pelas Associações Médicas, Conselhos Regionais de Medicina, Sindicatos Médicos e Sociedades Estaduais de Especialidades, repassem às suas regionais, delegacias, sindicatos locais e demais entidades a elas ligadas as seguinte recomendação: divulgação constante em todos os veículos disponíveis (jornais, revistas, portais, newsletter, redes sociais e outros) da suspensão, em 7 de abril (quinta-feira), de todas as consultas e procedimentos eletivos de pacientes conveniados a planos e seguros de saúde, com novo agendamento das consultas e dos demais atendimentos, mantida a assistência nos casos de urgência e emergência.
Programação no Pará:
14/03 a 30/03/2011 – Reuniões da CEHM (Comissão Estadual de Honorários Médicos) com as Sociedades/Cooperativas de Especialidades;
31/03/2011 – Reunião do COSEMPA – Auditório do Conselho Regional de Medicina(CRM-PA)
06/04/2011 – Assembleia Geral dos médicos/sociedades/cooperativas – 19hs, no auditório do CRM-PA
07/04/2011 – Paralisação com concentração em frente à sede do CRM-PA, a partir das 8 horas
07/04/2011 – Coletiva de Imprensa, às 10 horas