Simesp

Médicos do HC manterão greve até publicação da decisão do TRT

Home > Médicos do HC manterão greve até publicação da decisão do TRT
19/12/2011 | Notícia Simesp

Médicos do HC manterão greve até publicação da decisão do TRT

Os médicos grevistas do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto decidiram, em assembleia nesta quinta-feira (15) à noite, retornar ao trabalho apenas quando a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) for publicada no Diário Oficial do Estado. Na quarta-feira, os desembargadores do TRT declararam o movimento legal, mas determinou que todos retornem ao trabalho. Os médicos estão de braços cruzados há 170 dias.

“Vamos esperar a publicação do acórdão. Uma vez publicado, voltaremos a trabalhar normalmente e marcaremos uma nova assembleia, para analisar a decisão do TRT. Apesar da determinação de que o trabalho seja normalizado, ainda não tivemos acesso ao inteiro teor da decisão”, diz o médico Ulysses Strogof de Matos, diretor do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp).

O médico ainda fez duras críticas a direção do HC, que afirma que os exames laboratoriais e as consultas não foram afetadas com a greve.

“Isto não é verdade. Claro que a greve prejudica a população. Tem exame de tomografia, por exemplo, que deveria ser feito em fevereiro e até agora não foi realizado. O Hospital vive uma situação crítica. Faltam leitos e há um série de outros problemas”, diz.

Segundo Daniel Rondi, advogado dos médicos assistentes, a legalidade da greve declarada pelo TRT foi uma grande vitória do movimento. “A desembargadora disse que o governo precisa propor soluções concretas e viáveis para a melhoria da saúde. Caso contrário, os médicos poderão entrar em greve novamente”, comentou.

Além de retornar ao trabalho, o TRT decidiu que os médicos deverão receber todo o valor que foi descontado durante o período de greve, e que eles terão que repor 50% das horas não trabalhadas.