Dando início às negociações da campanha salarial 2012, na noite de 23 de julho, em assembleia na sede do Simesp, os médicos aprovaram as pautas de reivindicações do setor privado (hospitais, clínicas, laboratórios, empresas de medicina de grupo, santas casas de misericórdia, organizações sociais e/ou instituições filantrópicas).
Na ocasião, a diretoria do Sindicato detalhou os principais pontos reivindicados das oito pautas em discussão, relativas aos trabalhadores do Sindhosp, Sindhclor, Sinamge e sistema Sindhosfil. Os médicos também votaram a proposta que concede poderes à diretoria do Sindicato para manter negociações coletivas, celebrar acordos e convenções coletivas e instaurar dissídios coletivos de trabalho, e aprovaram o desconto assistencial correspondente a 5% sobre os salários reajustados após a celebração de cada convenção.
Entre as reivindicações estão: o piso salarial estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos, no valor de R$ 9.813 para jornada de 20 horas semanais; correção salarial, a partir de 1° de setembro, pelo índice da variação do custo de vida nos últimos doze meses; e reajuste real de 10% sobre os salários já reajustados.