Simesp

Médicas e médicos de santas casas, filantrópicos e OSS conquistam o reajuste salarial

Home > Médicas e médicos de santas casas, filantrópicos e OSS conquistam o reajuste salarial
07/02/2025 | Campanha Salarial

Médicas e médicos de santas casas, filantrópicos e OSS conquistam o reajuste salarial

Fechamos a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025 com o Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil-SP). As e os profissionais do setor terão uma correção de 3,71% nos salários, o que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período. Ou seja, serão evitadas perdas salariais para a inflação. O reajuste retroativo será pago em parcela única em março.

Além disso, a CCT também trata das nossas condições de trabalho em uma série de cláusulas sociais. A partir do período de 2024-2025, está previsto o afastamento remunerado de 60 dias a profissionais que sofrerem aborto e o fornecimento de Vale-Refeição (VR) por dia trabalhado à médica ou médico em jornada superior a 6h, condicionado ao repasse da prefeitura às OSS do valor correspondente às refeições.

Na atual convenção, mantivemos pontos sobre a igualdade de remuneração independente de sexo, raça ou cor, luta antiga do Simesp pela equiparação salarial, e o afastamento de gestantes e lactantes de locais insalubres, produto da mobilização pela proteção de profissionais durante a pandemia de Covid-19. 

O fechamento da CCT é uma conquista da luta organizada, das assembleias e do diálogo em visitas aos locais de trabalho. Não deixem de acompanhar as notícias do Simesp e as convocações para assembleias e atos, pois é por meio dessas trocas que conseguimos avançar em nossas reivindicações.