A coordenação do Fórum de Resistência Democrática convida para o Ato de Lançamento Político da Federação Médica Brasileira (FMB). O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) irá sediar o evento, que será realizado no dia 21 de maio de 2015, às 20h (rua Maria Paula, 78, 1º andar, São Paulo – SP).
Para o Simesp, a FMB vai facilitar o diálogo entre os sindicatos na defesa dos médicos. “A nova federação é importante por permitir maior articulação dos sindicatos para desenvolver pautas comuns em nível nacional, respeitando as diferenças de cada entidade sindical”, avalia Eder Gatti, presidente do Simesp.
A FMB é resultado da união de sindicatos da categoria e médicos comprometidos com o fortalecimento e o resgate da democracia na defesa do médico e da saúde. Esse grupo vem desde março de 2014 se reunindo por meio do Fórum de Resistência Democrática, tendo como objetivos o compromisso com o médico, a medicina e a saúde, independência e autonomia, despartidarização e compromisso com o povo brasileiro.
Participam da federação os sindicatos médicos de São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba, Niterói, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Amapá, Mato Grosso e Anápolis. “Ainda há outros sindicatos que estão discutindo em suas bases sobre a forma democrática de construção da nova federação, podendo chegar a cerca de 30 sindicatos”, afirma José Erivalder Guimarães de Oliveira, diretor do Simesp.
A entidade é uma alternativa as ações antidemocráticas e autoritárias adotadas pela atual direção da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que teve início após golpe durante o Congresso “Charles Damian”, realizado na cidade do Rio de Janeiro em novembro de 2013, para extensão de mais um ano no mandato da diretoria.