Simesp

Já são quase 130 médicos mortos pela Covid-19

Home > Já são quase 130 médicos mortos pela Covid-19
26/05/2020 | Notícia Simesp

Já são quase 130 médicos mortos pela Covid-19

O número de médicos vitimados fatalmente pela Covid-19 (coronavírus) chegou a 126, nesta segunda-feira, 25 de maio, segundo levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp). São profissionais de diversas especialidades que perderem suas batalhas individuais no combate coletivo ao novo coronavírus. Somadas, as mortes chegam a uma média de quase dois médicos por dia desde que o primeiro caso fatal foi registrado entre médicos, no dia 22 de março.

Entre as cidades mais afetadas estão Rio de Janeiro, com 36 óbitos, São Paulo, com 28, e Pará com 25 mortes. O montante de 41% destes profissionais tinha mais 60 anos e, embora o novo vírus seja mais fatal nesta faixa etária, 25% das vítimas tinham entre 41 e 60 anos e em 4 casos os médicos haviam sequer completado 40. O Simesp mapeou ainda que 83% das vítimas eram homens e 17% mulheres. “Nós temos um crescimento exponencial de casos e de mortes no Brasil então, de alguma forma, o aumento no número de médicos e profissionais da saúde mortos acompanha a curva da população geral. A questão é que ela se agrava com condições adversas de trabalho, falta de equipamento de proteção individual (EPI), serviços mal estruturados e cargas de trabalho extenuantes”, explicou Gerson Salvador, diretor do Simesp.

Mais do que números estatísticos, estes profissionais esperavam cumprir seu trabalho e voltar a salvo para casa ao fim de cada turno. “O que também chama a atenção de todos é o grande número de médicos idosos e com comorbidades trabalhando na linha de frente. Afinal, por que estes trabalhadores já idosos estão expostos ao adoecimento e a morte por Covid-19?”, indagou Salvador. O sindicato está vigilante e cobrando dos empregadores, sejam eles públicos ou privados, bem como dos agentes públicos responsáveis, providências que deem o mínimo de segurança aos profissionais.