De 13 a 16 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, acontecerá o IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares. Trata-se do maior evento sobre o assunto na América Latina e reunirá mais de 2.500 profissionais de todo o país envolvidos no atendimento ao AVC (acidente vascular cerebral) a principal doença cerebrovascular.
O AVC é a principal causa de morte e incapacitação no Brasil. Mata mais do que infarto, os diversos tipos de câncer, AIDS, acidentes, etc. Pouco se fala mas AVC mata mais mulheres do que o câncer de mama e de colo do útero e muito mais homens do que o câncer de próstata. É verdadeiramente um problema de saúde pública.
A boa notícia é que 92% dos AVC´s podem ser evitados e, mesmo que ocorra, podemos diminuir em 30% as mortes e em 50% a incapacitação decorrentes.
Tratando ou prevenindo os chamados fatores de risco (pressão alta, tabagismo, obesidade, colesterol elevado, sedentarismo, diabetes, etc.) e atendendo os pacientes com AVC em unidades especializadas, as chamadas Unidades de AVC, os países desenvolvidos já conseguiram rebaixar o AVC para a quarta causa de morte.
Para nós, brasileiros, ainda é um grande desafio e um trabalho gigantesco mas algo que tem que ser enfrentado.
Informações clique aqui.