Robôs, computadores, celulares e novas mídias tomam mais uma vez o espaço do Instituto Itaú Cultural sob diferentes formas de expressão artística. A partir do dia 31 de maio a instituição promove a sexta edição da “Bienal Internacional de Arte e Tecnologia”, com entrada Catraca Livre.
Composta por uma exposição – em cartaz até o dia dia 29 de julho – e um simpósio, o evento reúne dez obras de 13 artistas nacionais e internacionais, que fazem uso tanto de técnicas mais antigas quanto tecnologias de ponta em suas produções artísticas.
O “Simpósio Internacional Emoção Art.ficial 6.0” neste ano tem proposta abrangente. As palestras e debates com especialistas apontam os desafios da arte digital e tecnológica, em discussões que percorrem por diferentes campos, entre eles a antropologia e psicanálise, ficção cientifica e literatura, cinema e comunicação, redes sociais e pornografia. A concepção e curadoria são assinadas pelo pesquisador Fernando Oliva.
Abertura
31 de maio, às 19h30
Apresentação – Fernando Oliva e Guilherme Kujawski
Tecno-Estética: Repensando as Relações entre Arte e Tecnologia
Palestrante – Laymert Garcia dos Santos
O encontro tem como proposta questionar a ideia de inconsistência relacionadas às obras que combinam arte e tecnologias. Apresenta o conceito de tecno-estética, do filósofo Gilbert Simondon e exemplifica a problemática por meio das criações digitais do artista André Favilla e às experimentações de Leandro Lima e Gisela Motta.
Serviço
O Que: Itaú Cultural promove "Simpósio Internacional Emoção Art.ficial 6.0"
Quando: de 31/05 a 29/07
•Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 09:00 às 20:00
•Sábados e Domingos das 11:00 às 20:00
Quanto: Catraca Livre
Onde: Instituto Itaú Cultural
http://www.itaucultural.org.br
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Tel.:(11) 2168-1700
Obs: O simpósio acontece apenas do dia 31 de maio a 2 de junho