Simesp

Hospital Universitário da USP será tema de reunião do Ministério Público

Home > Hospital Universitário da USP será tema de reunião do Ministério Público
31/01/2019 | Notícia Simesp

Hospital Universitário da USP será tema de reunião do Ministério Público

O Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP) convocou uma reunião para hoje, dia 1º de fevereiro, às 14h, com o objetivo de buscar soluções aos problemas enfrentados pelo Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP). O HU funciona referenciado desde o final de 2017, apenas recebendo casos encaminhados de outros serviços. No mesmo horário da reunião, moradores do Butantã irão se manifestar na porta do MPE.

Apesar de contar com recursos aprovados e das inúmeras tentativas dos usuários e entidades, a USP não apresentou até agora nenhuma solução efetiva para recuperação do HU. “Verbas foram conseguidas junto à Alesp após diversas manifestações e reuniões com os parlamentares por iniciativa da própria população. É preciso que contratem imediatamente profissionais para reestabelecer o funcionamento do hospital”.

Desde 2014 o HU sofre com a perda de trabalhadores devido ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) da USP, que originou o desmantelamento do hospital. De acordo com dados levantados pelo Simesp, atualmente, o déficit de médicos é de mais de 17%. Para ter um quadro completo, como era em 2013, seriam necessários 299 médicos.

Foram chamados para participar da reunião o reitor da USP, Vahan Agopyan; o superintendente do HU, Paulo Francisco Ramos Margarido; o Coletivo Butantã na Luta, representando os moradores da região; a Associação dos Docentes da USP (ADUSP); o Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP); o Diretório Central dos Estudantes (DCE-USP); o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e a Associação dos médicos residentes da USP (AMERUSP).

Entenda o movimento

No final de 2017 houve uma manifestação de “Abraço ao HU” e um abaixo assinado com mais de 60 mil assinaturas. Após isso, houve a aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) de R$ de 48 milhões adicionais para o HU em 2018, que não foi destinada para a contratação de profissionais, como era o objetivo da verba. No final do ano passado, mais de R$ 40 milhões adicionais novamente foram aprovados para o HU na Alesp.


Sobre o HU-USP

Além de ser uma unidade de ensino da USP, que é referência nacional de formação de qualidade para profissionais de inúmeras áreas de saúde, o HU atende cerca de 500 mil pessoas, de toda região do Butantã e da comunidade universitária.

Desde as demissões em 2014, o HU passou a realizar um número cada vez menor de atendimentos. Reduziu os atendimentos de 17 mil por mês em 2013 para apenas 5 mil. Dos oito centros cirúrgicos, apenas três estão em operação. Já sobre os leitos, dos 230 existentes, apenas 150 estão ativos e com taxa de ocupação reduzida.