Simesp

Gabriela Machado expõe obras inéditas na Galeria Moura Marsiaj

Home > Gabriela Machado expõe obras inéditas na Galeria Moura Marsiaj
24/08/2011 | Notícia Simesp

Gabriela Machado expõe obras inéditas na Galeria Moura Marsiaj

Duas pinturas gigantes, que saltam aos olhos do espectador, irão preencher as paredes da Galeria Moura Marsiaj a partir do dia 20 de agosto. Trata-se da exposição da artista plástica Gabriela Machado, “Cadência”, composta por três obras inéditas e texto crítico de Fernando Oliva.

O público poderá conferir os traços que movimentam o olhar no mesmo ritmo provocado pela dança das cores proposta por Gabriela, uma mistura de tons fortes às mais delicadas nuances. Em seu ateliê, próximo ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o contato com a natureza e a luz natural que invade o espaço, influenciam o trabalho da artista em pinturas que remetem a folhagens, flores, primaveras e outonos.

Para o curador Fernando Oliva “dizer que a nova série de Gabriela Machado evidencia o seu interesse pela experiência do cotidiano seria correr um duplo risco, o do lugar comum e o da generalização. Parece mais adequado afirmar que estes trabalhos optaram por radicalizar sua relação com o banal – um movimento tanto anti-sedutor, anti-nostálgico e, no limite, subversivo da ordem atual das coisas”.

Ele também destaca “é sintomático que as imagens que a artista produz não façam parte do corpo principal de sua obra. Elas se apresentam mais como um caderno de anotações, registros que ela consegue adotando uma postura ‘amadora’, no sentido de evitar qualquer exibição de virtuosismo ou de domínio da técnica. Deste modo, é possível afirmar que a construção dessas pinturas não é dada nem pela forma, nem pela cor ou pelo gesto”.

A exposição reúne dois trípticos, cada um medindo 200 x 525 cm e uma tela individual de 200 x 175 cm. Também será mostrado um vídeo dirigido por Nani Escobar, no qual Gabriela, em suas viagens, captura imagens que transpõem a percepção que têm sobre o seu entorno.

Sobre a Galeria Moura Marsiaj

A Moura Marsiaj, inaugurada no dia 28 de março, é o resultado de uma fusão inédita no mercado de arte realizada entre as galerias Mariana Moura e Laura Marsiaj, renomadas por atuar em Recife e no Rio de Janeiro, respectivamente.

O ineditismo da fusão de duas galerias atuantes em cidades diferentes confirma o aquecimento do mercado de arte e o interesse crescente por arte contemporânea. A Moura Marsiaj representa 24 artistas, quatro estrangeiros e 21 brasileiros de vários estados do país.