A valorização do trabalho médico foi um dos principais temas discutidos no IV Fórum Nacional de Cooperativismo Médico, realizado nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. A mesa, presidida pelo secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara, destacou ações para a melhoria da remuneração médica, uma das principais bandeiras de luta do cooperativismo médico brasileiro.
O diretor de integração cooperativista da Unimed Brasil, Valdmario Rodrigues Júnior, destacou, durante sua palestra, os esforços que a cooperativa tem feito para melhorar a remuneração médica. Entre eles a criação de comitês que visam eliminar e combater negociações criminosas que prejudicam a remuneração digna do médico cooperado.
Membro da Comissão de Honorários Médicos pela Associação Médica Brasileira (AMB), Jurandir Turazzi lembrou a importância da adoção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), que baliza as cobrança de honorários médicos no Brasil e apontou suas expectavivas quanto a um compromisso que deve ser firmado ao final do evento. "Esperamos assumir um compromisso para que o honorário médico esteja sempre em primeiro lugar e que as Unimeds adotem imediatamente a CBHPM 2010", disse Turazzi.
O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, criticou a remuneração médica paga pelo Sistema Unimed, que atualmente destina uma média de R$ 48 por consulta. "Se o médico é o sustentáculo do sistema, não justifica que a remuneração médica represente o menor percentual da tabela de gastos da Unimed. Precisamos romper barreiras, esclarecer os fatos, denunciar corruptos para, efetivamente, termos uma remuneração digna destinada aos médicos", acentuou o dirigente da Federação Nacional dos Médicos
O evento também debateu o cooperativismo de trabalho e o Sistema Único de Saúde (SUS), parceria do cooperativismo e entidades médicas, o papel do Legislativo na defesa do cooperativismo médico e da saúde, além da visão do Ministério Público do Trabalho sobre cooperativismo e a terceirização.
Abertura
A abertura do IV Fórum Nacional de Cooperativismo Médico contou com a presença dos presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz dAvila, da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Cid Carvalhaes, da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, além do senador Valdir Raupp de Matos (PMDB/RO), presidente nacional do partido. Também participam do evento representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), das Unimeds e de conselhos de medicina.