Simesp

Formação médica foi pauta de reunião entre CRMs

Home > Formação médica foi pauta de reunião entre CRMs
06/05/2011 | Notícia Simesp

Formação médica foi pauta de reunião entre CRMs

Os presidentes dos Conselhos Regionais reuniram-se na sede do Conselho de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), no dia 5 de maio, sob a coordenação do Conselho Federal de Medicina (CFM), e aprovaram o texto final de nota da rede conselhal contra a abertura indiscriminada de novas escolas médicas no país. O posicionamento do CFM/CRMs será publicado em anúncio no Correio Braziliense, na edição da próxima terça-feira, 10 de maio. Outros temas, comuns à rede, também pautaram as discussões o encontro.

Escolas médicas e revalidação de diplomas

Os presidentes dos CRMs discutiram a liberação de funcionamento de novas escolas médicas e continuam pactuando da ideia de que a formação de novos médicos, sem qualidade de ensino, não resolverá o problema da desassistência em áreas com menor concentração de profissionais. “Acreditamos ser necessária a formatação de políticas públicas que favoreçam a interiorização dos médicos”, comentou o vice-presidente do Cremesp, Mauro Aranha, que representou o presidente da entidade no encontro. Oportunamente, o CFM, com apoio dos CRMs, publicará um manifesto na imprensa sobre o tema.

O CFM também decidiu reativar uma comissão especial para acompanhar médicos estrangeiros que cruzam as fronteiras para atuar no Brasil sem a devida recertificação prevista nas leis brasileiras.

Em tempo

Durante a reunião, o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde fez uma apresentação do congresso que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro. “A proposta de divulgar informações com novas ferramentas de comunicação é interessante porque é uma forma eficaz de capacitar médicos que trabalham com saúde primária em regiões remotas”, afirmou Mauro Aranha.

Por sua vez, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) apresentou propostas para viabilizar uma rede mais coesa entre os Conselhos Regionais de Medicina.