12/05/2023 | Notícia Simesp

Fique por dentro! Deliberações da categoria sobre a falta do reajuste retroativo


Na última segunda-feira (9), médicas e médicos que trabalham em OSS, santas casas e filantrópicas se reuniram em assembleia para debater sobre a campanha #RetroativoJá! e o posicionamento das empresas de saúde em recusarem o pagamento do reajuste retroativo. A categoria está insatisfeita com o desrespeito às negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e, em visitas às unidades e no último encontro, os profissionais se queixaram de sobrecarga e pressão para o cumprimento de metas, em detrimento do atendimento à população. O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) esclareceu novamente a situação que levou a tal possibilidade.

Empresas gestoras de unidades de saúde foram orientadas pelo Sindhosfil-SP, sindicato patronal, que não precisam aplicar o retroativo aos meses em negociação. Isso se deve a uma ação maliciosa do patronal, que ignorou toda a tratativa e o claro acordo feito com o Simesp de que as empresas acertariam o retroativo nas folhas de pagamento de abril e maio de 2023. Na versão final da CTT, a cláusula em questão foi ligeiramente alterada sem qualquer aviso, deixando o texto ambíguo e sujeito a interpretações. A aplicação do reajuste poderia se dar a partir de 1º de abril de 2023, dia de assinatura da CCT, ou desde setembro de 2022, data-base para as negociações da categoria. Em contato individual com as OSS, as diretoras e diretores do Simesp verificaram que somente uma empresa cedeu à mobilização das trabalhadoras e trabalhadores.

O Simesp entrou com uma representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) para que essa interpretação seja conforme o que fora negociado, a favor das médicas e médicos. Contudo, há uma morosidade nos processos jurídicos e a possibilidade de uma interpretação em prol das OSS e filantrópicas. Como encaminhamento do último encontro, a categoria deliberou a manutenção do estado de mobilização e a realização de uma nova assembleia, na quinta-feira 18 de maio, com indicativo de paralisação. Somente a nossa organização, pressionando as OSS, vai garantir o pagamento do retroativo.

Faça parte da campanha! Baixe e imprima o cartaz (disponível aqui), tire uma foto e publique em suas redes sociais com a hashtag: #retroativojá! Não esqueça de marcar as páginas do Simesp no Insta e no Face. Para falar com o Simesp, mande uma DM e solicite uma visita a sua unidade!

Assembleia da Campanha Salarial #RetroativoJá! – Sindhosfil-SP
➡ Quinta-feira, 18/05
➡ às 20h
Pauta: mobilização e paralisação.
Inscreva-se: https://forms.gle/Meb2jXarCTtj1FFB9.



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


SIGA O SIMESP


CONTATOS

Assessoria de Imprensa

Paulo Galvão
(11) 3292-9147
[email protected]


Redação

(11) 3292-9147
[email protected]


NEWSLETTER

SIMESP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

botão whatsapp