Simesp

Financiamento e gestão são desafios para a saúde, afirma presidente do Ipea

Home > Financiamento e gestão são desafios para a saúde, afirma presidente do Ipea
12/03/2012 | Notícia Simesp

Financiamento e gestão são desafios para a saúde, afirma presidente do Ipea

"A melhora da qualidade da saúde brasileira passa pelo financiamento e pela gestão desses recursos", é a opinião do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) , Márcio Pochmann. Os desafios da saúde no Brasil – considerando as modificações econômicas, demográficas e elaborais – foram os focos da apresentação feita por ele durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2012 (ENCM-2012) – evento que terminou nesta sexta-feira (9), em Brasília.

Pochmann falou sobre relação entre saúde e economia. "Os investimentos de saúde tem repercussão grande em termos de elevação da renda das famílias e redução da desigualdade da renda do país", disse. Segundo ele, para existir um país menos desigual é necessário que as regiões mais pobres estejam melhor assistidas.

Ao fazer um diagnóstico da saúde brasileira, o presidente do Ipea criticou o financiamento do setor. "Comparados a outros países, ofinanciamento na saúde brasileira está muito aquém", enfatizou. Entre 2007 a 2009, a participação das atividades de saúde no valor adicionado da economia foi, em média, de 6,1%.