Em parceria com a Universidade Federal de Goiás, a Federação Nacional dos Médicos realizará, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em Goiânia, o II Encontro Nacional de Museus de História da Medicina. O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, se reuniu em com o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Vardeli Alves de Moraes, para viabilizar a parceria. Do encontro participaram ainda Eduardo Santana, II vice-presidente da entidade, o Secretário Geral, Mario Antonio Ferrari, e o Secretário de Comunicação, Waldir Cardoso, coordenador da Rede Nacional de Museus de História da Medicina (RNMHM), criada pela Federação no ano passado.
Para Waldir Cardoso, coordenador da Rede Nacional de Museus de História da Medicina, o II Encontro de Museus de História da Medicina possibilitará o fortalecimento e a ampliação da RNMHM. Ele acrescentou que uma das metas da FENAM é viabilizar a qualificação de profissionais para trabalhar na preservação da história da medicina, possibilitando, assim, que o público em geral tenha acesso a todo o acervo disponível sobre a profissão mais antiga e conhecida no mundo.
"O objetivo principal é fazer com que toda a população possa conhecer objetos, obras literárias e de artistas plásticos, entre outras peças, que contam não apenas a história da medicina, mas também a própria história do Brasil e a FENAM está dando a sua contribuição no sentido de preservar a memória da medicina, do trabalho médico e da saúde do nosso país", concluiu Waldir Cardoso.