Simesp

Falsos advogados estão tentando aplicar golpes aos médicos. Saiba como se prevenir

Home > Falsos advogados estão tentando aplicar golpes aos médicos. Saiba como se prevenir
22/09/2025 | Notícia Simesp

Falsos advogados estão tentando aplicar golpes aos médicos. Saiba como se prevenir

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) reitera a necessidade da atenção de médicas e médicos que tenham ações judiciais junto ao nosso jurídico, para que não caiam no “golpe do falso advogado”, prática criminosa que já fez milhares de vítimas em todo o país, especialmente no estado de São Paulo.

Reforçamos que o Departamento jurídico do Simesp não solicita transferências de valores ou PIX para pagamento de taxas judiciais com pagamento imediato, não pede informações sensíveis por WhatsApp ou emissão de boletos para liberação de valores antecipados. Quando há necessidade de pagamento das custas do processo, o próprio escritório emite boleto em nome do Tribunal e sempre há um prazo para ser pago.

O “golpe do falso advogado” costuma envolver a clonagem de aplicativos de mensagem, uso indevido de nomes e pedidos de transferência via Pix. Os criminosos se passam por profissionais da advocacia verdadeiros para enganar pessoas em momentos de fragilidade, ou que possuam indenização a receber. A fraude costuma ser bem-sucedida porque  os golpistas acessam dados reais dos processos, mas utilizam informações falsas de que é preciso pagar para receber.

Caso tenha processo em andamento junto ao Sindicato e receba ligação suspeita, não realize nenhum pagamento e agende uma consulta com nossos advogados em https://simesp.org.br/consulta-juridica/.

Em caso de dúvida, entre em contato com o nosso relacionamento pelo WhatsApp (11) 9 8827-8726, e-mail relacionamento@simesp.org.br ou pelo telefone (11) 3292-9151.

Dicas de prevenção

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), em parceria com o Procon-SP, lançou uma cartilha de orientação e prevenção contra o golpe do falso advogado. A cartilha apresenta recomendações importantes para evitar cair nesse tipo de golpe, entre elas:

  • Utilizar sempre os canais oficiais de contato com advogados e escritórios; 
  • Desconfiar de mensagens urgentes que pedem pagamento imediato; 
  • Não realizar transferências financeiras sem confirmar a identidade do solicitante; 
  • Verificar registros na OAB antes de contratar qualquer serviço jurídico. 

A prevenção é fundamental, em caso de golpe, recomenda-se que a vítima registre todas as conversas com prints das telas do WhatsApp, comprovantes de pagamento e registre boletim de ocorrência, além de avisar o Simesp e seu advogado.