A partir de 12 de janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe a mostra O retorno da Coleção Tamagni, que traz na íntegra as primeiras obras da instituição. Doados por 1968 por uma doação própria do colecionador Carlo Tamagni, a exposição promove um debate sobre o papel do MAM durante sua trajetória.
A Coleção Tamagni tem teor predominantemente modernista, com obras de Tarsila do Amaral (foto acima), Aldo Bonadei e Francisco Rebolo, mas flerta com a vanguarda dos anos 40 e 50, com trabalahos de Fernando Lemos, Livio Abramo e Arnaldo Pedroso d`Horta.
Para salientar ainda mais os diferentes rumos que o acervo do MAM foi tomando ao longo de sua história, trabalhos contemporâneos como "Totó treme-terra", do coletivo Chelpa Ferro, e "Palhaço com buzina reta – monte de irônicos" (foto acima), de Laura Lima, se espalham pelo espaço expositivo.
No período das férias escolares (entre 12 de janeiro e 22 de fevereiro), a entrada será franca. A mostra também terá trilha sonora: o coletivo Fora do Eixo, por meio do projeto DJ Residente, ampliará as experiências sensoriais dos visitantes com sons elaborados especialmente para os diversos ambientes do museu.
Serviço
O retorno da Coleção Tamagni
Data: de terça a domingo, de 12 de janeiro a 11 de março de 2012
Horário: das 10h às 17h30, com permanência até às 18
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
End.: Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3
Preço: R$ 5,50 (Grátis entre 12/1 e 22/2)
Site: www.mam.org.br