Simesp

Entidades publicam alerta sobre a responsabilidade por mortes evitáveis

Home > Entidades publicam alerta sobre a responsabilidade por mortes evitáveis
19/05/2020 | Notícia Simesp

Entidades publicam alerta sobre a responsabilidade por mortes evitáveis

No domingo, 17 de maio, foi publicada por diversas entidades, incluindo o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), uma nota de alerta a respeito da responsabilização pelas mortes por Covid-19 (coronavírus) que seriam evitáveis não fosse a omissão de agentes públicos, com menção principal ao Governo Federal, na figura de Bolsonaro, que se recusa a seguir diretrizes científicas das instituições nacionais e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além do Simesp, também assinam a nota o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Somente na data de publicação, o país perdeu mais 460 vidas para o novo coronavírus, chegando a 16.122 mortes no total. O alerta geral é para a não adoção de medidas de isolamento social adequadas e cientificamente comprovadas. Ainda segundo a nota, a brandura das medidas de isolamento e proteção social tomadas configuram um verdadeiro genocídio aos mais pobres, uma vez que o avanço da pandemia é exponencial nas periferias, comunidades tradicionais e presídios.

A nota ainda diz que a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como de respiradores e insumos, a insuficiente de profissionais de saúde na rede e a exposição desses profissionais às condições inadequadas e inseguras de trabalho são ainda mais letais do que a Covid-19. Mais de uma centena de entidades assinaram a nota que exige a apuração e a reparação coletiva dos atos de improbidade por parte de agentes públicos.

Você pode acessar a nota completa clicando aqui.