A diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) visitou duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na região da Vila Prudente na terça (31) e quarta-feira (1). A secretária-geral do Sindicato tratou com as médicas e médicos da UBS Vila Califórnia e da UBS Vila Prudente sobre a Campanha Salarial de 2022.
A diretora constatou que, após as mobilizações da Atenção Primária à Saúde (APS) do ano passado, as unidades se esforçam para manter as equipes completas. Contudo, ainda há uma alta rotação de profissionais devido aos problemas generalizados de sobrecarga no sistema público de saúde e de políticas de trabalho, como o excesso de consultas por hora. O Simesp vem brigando pela diminuição do número de consultas na APS e em serviços ambulatoriais, inclusive, na negociação da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
No início de 2022, os trabalhadores da APS se organizaram, através de seus sindicatos, contra a sobrecarga de trabalho. A demanda represada de seguimento dos pacientes crônicos, a vacinação contra Covid-19 (inclusive, aos fins de semana), o desfalque estrutural de profissionais (somente na APS, faltavam cerca de 1500 médicos) e o afastamento dos trabalhadores que contraíram Covid no período levaram a uma ampla mobilização.
As médicas e médicos concordaram ser um absurdo as OSS e empresas de saúde não quererem nem lhes pagar a inflação completa para os 12 meses. A CCT de 2022 segue em negociação, pois eles querem um reajuste parcelado e não aceitam cláusulas sociais essenciais para a qualidade de vida e trabalho, como a redução do número de consultas.
Chamamos a todos para participar da Campanha Salarial. Só com a nossa organização, que fecharemos esta negociação! Entre em contato para agendarmos uma visita à sua unidade. E, na quarta-feira, 8 de fevereiro, realizaremos a próxima assembleia da Campanha Salarial. Acompanhe as redes do Simesp para mais informações.