Simesp

Em 10 dias são autorizadas 320 novas vagas em cursos de medicina de SP

Home > Em 10 dias são autorizadas 320 novas vagas em cursos de medicina de SP
14/12/2011 | Notícia Simesp

Em 10 dias são autorizadas 320 novas vagas em cursos de medicina de SP

No mesmo mês em que o Ministério da Educação (MEC) anunciou a suspensão provisória de 33 vagas em um curso de medicina mal avaliado do Estado de São Paulo, foram autorizadas a abertura de 320 novas vagas em faculdades paulistas. O próprio MEC autorizou o funcionamento de 220 novas vagas em três faculdades do Estado (São Paulo, Barretos e Franca) no mesmo dia 18 novembro em que anunciou a suspensão do curso. Dez dias depois (28/11), a Câmara Nacional de Educação Superior, vinculada ao MEC, autorizou o a abertura de 100 vagas para o curso de medicina da Faculdade Ceres (Faceres) de São José do Rio Preto. A decisão da Câmara revogou decisão anterior, da Secretaria de Educação Superior, que em 2009 havia negado o pedido de 100 novas vagas à Ceres.

A abertura de novas vagas volta a preocupar o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e as entidades médicas nacionais e estaduais, que defendem o ensino de qualidade que garanta adequado atendimento à população.

Acompanhe, abaixo, a íntegra das Portarias publicadas no DOU de 18/11/2011 pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior:

Portaria 449
Portaria 450
Portaria 451

Abaixo, notas e matérias divulgadas pelo Cremesp, reiterando a posição contrária da Casa à abertura de novos cursos e a necessidade de acompanhamento e avaliação dos já existentes, imprescindível para a formação profissional de qualidade.

Cremesp denuncia: MEC distorce informação e autoriza 220 vagas em três novos cursos de Medicina em São Paulo

Protesto do Cremesp: MEC toma medidas equivocadas e permite existência de cursos mal avaliados

Ensino superior: Avaliação insatisfatória faz MEC reduzir 514 novas vagas em 16 cursos de medicina do Brasil