Simesp

Edifício histórico antes usado para reprimir, agora celebra a resistência

Home > Edifício histórico antes usado para reprimir, agora celebra a resistência
15/02/2016 | Notícia Simesp

Edifício histórico antes usado para reprimir, agora celebra a resistência

Em um local simbólico, no edifício que foi sede de um extinto órgão de repressão brasileiro, foi criado o Memorial da Resistência. A iniciativa, do Governo do Estado de São Paulo, começa a se desenvolver em 1999, quando o imóvel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

A partir daí começa um processo de restauração do edifício que seria concluído cerca de três anos depois. Em 1º de maio de 2008, o memorial ganharia o seu atual e, por ora, definitivo nome. “No dia 24 de janeiro de 2009, o Memorial da Resistência de São Paulo consolida sua implantação, assumindo o compromisso cívico de (re)construção da memória e da história política do Brasil”, explica a sua página.

A instituição, diz mesma página, se dedica “à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.”

O prédio fica no Largo General Osório, 66. O local, que abre de terça a domingo (das 10h às 18h), fica próximo da estação Luz do metrô. A entrada é gratuita.