Simesp

Dr. Roberto Caffaro e a arte de colecionar canetas

Home > Dr. Roberto Caffaro e a arte de colecionar canetas
02/03/2011 | Notícia Simesp

Dr. Roberto Caffaro e a arte de colecionar canetas

Quem dedica a sua vida para cuidar de outras vidas, sabe que a profissão de médico não é fácil, exige dedicação, muito estudo, e com isso sobra-se pouco tempo para o lazer e o divertimento.

As poucas horas que o Dr. Roberto Caffaro, tem para o laser são usadas para uma paixão: colecionar de canetas raras e antigas. Sua coleção é invejável. Conta com mais de 700 canetas de marcas consagradas, como Parker, Sheaffer, Pelikan, Aurora e uma das mais conhecidas e cobiçadas, Mont Blanc.

Essa paixão começou em meados da década de 80, quando ele ganhou de presente de um padrinho uma caneta tinteiro da marca Parker, e desde então não parou mais de colecionar, tanto que hoje está na lista dos maiores colecionadores de Mont Blanc do mundo.

Há vários anos montou em sua própria casa uma “oficina” onde restaura modelos antigos muitos deles da década de 20. Além de usar alguns conhecimentos adquiridos em sua longa experiência como cirurgião vascular e endovascular tais como, concentração e habilidade manual, ele também utiliza a sua experiência como professor, munido de paciência, observação e disposição para aprender com os desafios representados por casa cada restauração.

Como bom colecionar, Caffaro também tem sua caneta predileta. É uma Spider de 1920. “É uma bela caneta, com trabalho de joalheria em prata, representando teias e aranhas “

O conhecimento de terceiros sobre a sua coleção, fez com que o médico tivesse dentre suas inúmeras canetas uma em especial. Trata-se de uma Mont Blanc Marble número 12, modelo de 1922 considerada raríssima. O dono era um antigo professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté. “Ele sabia sobre a minha coleção porque seus colegas tinham sido meus professores. Mostrou-me a caneta e explicou que estava na sua família há duas gerações. É a minha caneta mais rara”.

O Dr. Caffaro se especializou tanto, e com seus grandes conhecimentos em restauração, criou até mesmo a sua própria linha de canetas que leva na marca o seu sobrenome.

Se você também gosta de canetas certamente já deve ter ouvido falar do Pen Club do Brasil. O clube foi fundado por Roberto Caffaro em 1989. É uma associação que reúne mais de 300 membros. Todo ano, próximo ao dia dos pais, o Clube realiza uma exposição com mais de 1.200 canetas. É um evento que tem como finalidade reunir as pessoas para trocar informações e conhecer novos modelos. Em 2011 a exposição será no Shopping Patio Paulista em data ainda a ser definida.