Simesp

Dirigentes dialogam sobre fluxo de atendimento e rotina de trabalho com médicos de UBS na zona norte

Home > Dirigentes dialogam sobre fluxo de atendimento e rotina de trabalho com médicos de UBS na zona norte
10/03/2023 | Notícia Simesp

Dirigentes dialogam sobre fluxo de atendimento e rotina de trabalho com médicos de UBS na zona norte

No âmbito da Campanha Salarial 2022-2023, dirigentes do Simesp visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Chora Menino, zona norte de São Paulo, na tarde do dia 6 de março. Eles conversaram com profissionais do local sobre os fluxos de atendimento e a rotina de trabalho da unidade. A UBS, que funciona no modelo tradicional, é uma das únicas sob a administração direta da Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, as Organizações Sociais de Saúde (OSS) já administram mais de 90% dos equipamentos da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de São Paulo. Tido como “dos males, o menor”, a terceirização dos serviços públicos obedece a um roteiro já conhecido: desmonte do serviço, desvalorização dos profissionais atuantes – o que gera desfalques frequentes nas equipes – e, assim, o surgimento das OSS, como uma promessa de resolução dos problemas estruturais e de pessoal.

O roteiro em questão segue na UBS Chora Menino, que sofre com desfalques devido à não reposição de trabalhadores que se aposentam ou que são afastados por doença, por exemplo. Além disso, relata-se na unidade a dificuldade de completar o serviço da APS, por meio do encaminhamento de usuários a outros níveis de atenção. Sem acessá-los, a população se sente ilhada na Atenção Primária.

O Simesp vem mostrando nos últimos anos que a promessa das OSS se desfaz. As UBS sob tal administração mantêm os problemas mencionados, acrescentando a precarização dos vínculos de trabalho e a sobrecarga dos profissionais atuantes. São cobranças abusivas de metas, casos de assédio moral e demissões injustificadas.

Caso a sua unidade enfrente alguma dessas dificuldades ou se a médica ou médico quiser saber mais sobre a Campanha Salarial ou tiver alguma denúncia, entre em contato com o Sindicato! Podemos agendar uma visita à sua unidade e dialogar com seus colegas. Somente a nossa organização vai garantir a conquista dos nossos direitos!