Em reunião com os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), realizada ontem (26/03), a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) pautou o encontro da próxima semana com deputados e senadores sobre o exercício profissional no país e a captação de recursos para o sistema público de saúde, entre outros temas.
Esteve presente à sede do CFM, representando o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), o vice-presidente da Casa, Mauro Gomes Aranha de Lima que, juntamente com os demais diretores, foi convidado pelo senador Paulo Davim e pelo deputado Eleuses Paiva a participar da audiência pública de 2 de abril. Os parlamentares reforçaram a importância do envolvimento dos Conselhos Regionais no debate de questões que envolvem a importação de médicos com formação no exterior, financiamento da saúde e gratificação de desempenho dos médicos federais.
De acordo com Davim e Paiva, o Brasil enfrenta a contradição dos sucessivos anúncios de avanços no campo econômico com sérios problemas que persistem na esfera assistencial. Para Davim, “é preciso repercutir no Congresso Nacional e no Planalto o futuro que queremos para a saúde e para os médicos do nosso país”. Os parlamentares enfatizaram que a discussão de assuntos de grande interesse da classe “tornará possível estabelecer uma posição coesa que defina estratégias para guiar o movimento”.
A audiência da terça-feira, 2 de abril, acontece no Auditório Petrônio Portella, do Senado Federal, a partir das 9 horas. Nesta mesma data, a concentração de médicos no Congresso Nacional está prevista para as 14 horas.