O fechamento go Hospital Vital Brazil, gargalos dos planos de saúde, atropelos da reestruturação do Samu, a reforma do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER) e o PL que discorre sobre as cesáreas foram temas abordados pelo Simesp que foram destaque na imprensa.
Para a colunista referência em saúde do jornal Folha de São Paulo, Cláudia Collucci, o diretor do Simesp, Gerson Salvador, explicou que o governo está restringindo os recursos para um serviço que custa pouco ao estado, com o fechamento do Hospital Vital Brazil. Salvador também concedeu entrevista para o programa Documento Verdade, da RedeTV, na qual abordou a relação entre operadoras de planos de saúde e os médicos. Salvador ainda falou ao portal UOL sobre o Samu, que foi reestruturado com uma estratégia equivocada e já traz impactos negativos para a população.
Eder Gatti, presidente do Simesp, participou do programa Em Discussão, da TV Alesp, que discorreu de forma aprofundada sobre a crise enfrentada no IIER, com uma reforma faraônica sem previsão de término.
Já os equívocos PL que discorre sobre os partos cesarianos no estado, foi abordado em artigo na Folha de São Paulo pela médica Larissa Flosi, representante da pauta no sindicato.