Nesta sexta (30), o anestesiologista e delegado sindical do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Jaime Prudêncio, foi arbitrariamente demitido do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) da FMUSP em meio à mobilização pelo pagamento do reajuste salarial retroativo. O desligamento, sem justa causa, foi emitido pela Organização Social de Saúde (OSS) que administra o serviço, a Fundação Zerbini. A diretoria do Simesp entende a ação como uma clara perseguição política à uma liderança local.
Jaime é um funcionário exemplar, que nunca recebeu qualquer advertência, e se preocupa com as condições de trabalho de seus colegas de profissão e com o atendimento à população. O médico participou anteriormente de paralisações parciais no centro cirúrgico do Incor, que interrompeu cirurgias eletivas – sem impactar serviços de urgência e emergência ou casos de alta complexidade -, e da paralisação de médicas e médicos de OSS, na última segunda-feira (26).
Vale lembrar que a mobilização de Jaime e de tantos outros colegas desagrada a Fundação Zerbini. A OSS não só não pagou o retroativo, devido desde setembro de 2022, como nem reajustou o salário de seus empregados médicos conforme o último acordo coletivo.
Em ofício à presidência do InCor, o Simesp cobrou a imediata reintegração de Jaime e solicitou uma reunião com os responsáveis. O ofício também foi enviado ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para que se manifestem sobre o grave ocorrido.
Se as OSS ou sua entidade representativa, o Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil-SP), acham que esta prática antissindical vai frear a nossa justa mobilização, estão erradas. Segunda-feira, 3 de julho, temos uma nova paralisação, com a adesão de outras categorias da saúde que também enfrentam as arbitrariedades das terceirizadas. Vamos unidos e mais fortes, pelo cumprimento do que foi negociado em nossas convenções!
➡ Preencha o formulário de adesão à paralisação: https://forms.gle/VzJLkroUNVHVkGT36
➡ Denuncie eventuais casos de assédio da gestão durante a mobilização: https://forms.gle/vfTrzQHzDkCErL6H8. Também disponibilizamos um plantão jurídico para te orientar. Tel./WhatsApp: (11) 3292-9147.
Ato de paralisação na Prefeitura de São Paulo
➡ Segunda, 03/07, às 9h
➡ Viaduto do Chá, 15
Assembleia com médicas e médicos do Incor (FFM e Zerbini)
➡ Terça, 4/7, às 20h
Pautas: 1. Aplicação da convenção coletiva 22/23 no InCor;
2. Ações frente a demissão imotivada do delegado sindical do InCor.