Simesp

Degradação do Instituto motiva manifestação de médicos na quarta-feira, dia 17

Home > Degradação do Instituto motiva manifestação de médicos na quarta-feira, dia 17
15/04/2019 | Notícia Simesp

Degradação do Instituto motiva manifestação de médicos na quarta-feira, dia 17

Leitos fechados, laboratório sucateado, falta de medicamentos e serviço de patologia fechando são exemplo do descaso e do desmonte que enfrenta o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER). Por essa razão, os médicos do hospital realizarão ato na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, às 7h30 em frente ao Emílio Ribas. A manifestação é organizada pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), pela Associação dos Médicos do IIER e pela Associação dos Médicos Residentes do IIER.

Pela importância do hospital para a população, os funcionários do Emílio Ribas têm reivindicado melhorias à Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas o governo, por sua vez, não tem atendido às solicitações de melhorias na infraestrutura e reposição de recursos humanos e materiais, além de condições adequadas de trabalho para os funcionários. “Identificamos claramente, pela atitude do governador João Doria, que não há um projeto futuro para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ou talvez que o projeto seja simplesmente fechar o hospital” diz Eder Gatti, presidente do Simesp.

Os médicos manifestantes pedem que as autoridades aceitem dialogar e definir um prazo para conclusão da reforma e um plano de recuperação da instituição. “Só assim poderemos salvar o hospital e restaurar sua condição de desempenhar um papel importante no provimento de saúde para quem mais precisa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza Gatti.

IIER é essencial para a população
O Emílio Ribas é de extrema importância para a saúde dos cidadãos do estado de São Paulo. É uma grande referência em doenças infecciosas, principalmente durante as grandes epidemias e crises de saúde pública. O Instituto tem o maior programa de residência médica em doenças infecciosas do Brasil e forma infectologistas para todo o país.