Cidades do interior do Estado de São Paulo que ainda não têm Conselhos Municipais de Álcool e Drogas estão sendo convidadas a implantá-los, com orientação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-SP).
Mauro Gomes Aranha de Lima, médico psiquiatra, presidente da entidade e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), participou de dois encontros, um em Apiaí e outro em Piracicaba, como palestrante e incentivador da proposta.
Apiaí
A palestra "COMADs – Ações de Combate ao Uso de Drogas – A importância dos Conselhos Municipais", ministrada no dia 24 de março, reuniu autoridades, educadores e profissionais de saúde para uma reflexão sobre o tema.
A iniciativa propõe, por um lado, chamar a atenção para a importância do comprometimento efetivo de todos no enfrentamento do grande problema que vem atingindo um número cada vez maior de jovens. Por outro, pretende-se criar, com auxílio do Coned-SP, um Conselho Municipal com a principal função de contribuir para a elaboração de políticas dirigidas na redução da oferta e da demanda de drogas, bem como publicar um manual de instalação e funcionamento de comunidades terapêuticas locais, como forma de viabilizar o tratamento destes pacientes em parceria com o Estado, complementando a rede de assistência com qualidade e eficiência.
Piracicaba
Na Conferência de Mobilização e Sensibilização realizada em sessão especial na Câmara de Vereadores da cidade no dia 2 de abril, Mauro Aranha também ministrou palestra com o tema “COMADs: Participação e controles sociais no enfrentamento contra as drogas”, discorrendo sobre os deveres, direitos e responsabilidades do Conselho sobre Álcool e Outras Drogas, além de estimular a discussão de políticas públicas para a prevenção e tratamento de usuários de drogas.
Segundo o vice-presidente do Cremesp, “quando houver um trabalho voltado para políticas públicas eficientes de combate ao crack, ficará mais fácil combater o consumo de outras drogas entre os jovens”. Mauro também lembrou aos presentes que o Decreto 7.179/10, publicado no Diário Oficial de 20 de maio de 2010, regulamentou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, possibilitando a criação de seu Comitê Gestor.
A participação do Coned-SP em eventos do interior paulista, demonstra a preocupação da entidade na criação de instituições capazes de gerar e monitorar, com eficiência, políticas de combate ao consumo de álcool e drogas, que – a curto e médio prazo – possam evitar e reverter situações de dependência entre os jovens.
Também presentes ao evento representantes de cidades interessadas em criar centros voltados para este atendimento diferenciado e em aprimorar os já existentes. Entre elas, Leme, Valinhos, Rio Claro, Charqueada e Rio das Pedras.