12/11/2020 | Campanha Salarial 2020

Contra nenhum reajuste oferecido pelos patrões, Simesp consegue aumento salarial de 2,94% para os médicos de OSs, santas casas e hospitais filantrópicos


Depois de árdua negociação com os empregadores, que não queriam oferecer nenhum reajuste salarial aos médicos durante a pandemia, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) conseguiu garantir a manutenção do poder de compra dos profissionais com reajuste salarial de 2,94% aos médicos de organizações sociais (OSs), santas casas e hospitais filantrópicos. O valor é equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado do período, tendo como base o salário de agosto, já que a data-base da categoria é 1º de setembro. Clique aqui para conferir na íntegra todas as cláusulas firmadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Além disso, foi acordado que será pago 100% sobre as horas extras e 40% de adicional noturno. A proposta dos patrões era de que as horas extras fossem reduzidas a 90% e o adicional noturno a 32,5%, mas o Simesp conseguiu vencer mais essa batalha com muita luta.

O reajuste retroativo referente aos meses de setembro, outubro e novembro será pago em duas parcelas de 1,47%, nas folhas de pagamento de novembro e dezembro. Na negociação, ficou estabelecida uma comissão entre os sindicatos, patronal e de trabalhadores, para discussão das reivindicações da categoria trimestralmente.

O Simesp tem como norte não aceitar nenhum reajuste salarial abaixo da inflação. Nada, portanto, que contribua para o achatamento do salário do médico. Desde 2014 isso tem sido alcançado nas campanhas salariais.

Neste ano a pauta da campanha salarial foi conjunta com outros sindicatos da saúde e em 2021 será muito importante que as pessoas se juntem a essa luta. As visitas aos locais de trabalho começarão mais cedo e é importante que as categorias dos trabalhadores da saúde permaneçam juntas para que conquistemos um reajuste acima da inflação.

Cláusulas sociais

Também fica garantida a estabilidade à médica gestante desde o início da gravidez até 60 dias após o término da licença-maternidade e a ela também será garantido o afastamento de suas atividades em locais insalubres durante a gravidez. Já os novos pais, terão direito a uma licença de cinco dias. Em caso de união homoafetiva, também será garantido o direito à licença.

Já as médicas e médicos com mais de quarenta anos poderão se ausentar por meio dia de trabalho para a realização de mamografia ou exame clínico de detecção precoce do câncer de próstata.

Também como benefício, os profissionais terão cinco dias consecutivos por ano, sem prejuízo nos salários, para participação de congressos e outros eventos científicos.

Apoio ao reajuste alcançado pelo Simesp

A contribuição assistencial é o auxílio que quem recebe o reajuste salarial dá ao Simesp para que a entidade continue lutando por condições de trabalho e salário digno à categoria. Sem a atuação do Simesp, não haveria reajuste algum, o que era a intenção dos empregadores. A cobrança dessa contribuição equivale a apenas 1/12 do que foi conquistado e é descontada diretamente em folha de pagamento para a manutenção da estrutura da entidade.

Vale ressaltar que desde 2017, com o advento da reforma trabalhista, os sindicatos perderam expressivamente sua receita e só poderão sobreviver com a sua ajuda. Mesmo assim, caso prefira, é possível se opor à contribuição entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020. Clique aqui para mais informações sobre a oposição.

Participe do movimento!

O Simesp te convida também a ser um associado e participar das assembleias e visitas aos locais de trabalho. O médico sócio do sindicato, além de tornar a luta possível, é isento da contribuição assistencial e tem acesso a advogados de forma gratuita, nos campos ético-profissional, trabalhista, previdenciário e administrativo. Além disso, também possui benefícios exclusivos por meio do Simesp +, com descontos em seguro de responsabilidade social e aluguel de salas.  Saiba mais em: https://simesp.org.br/sindicalize-se/



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


SIGA O SIMESP


CONTATOS

Assessoria de Imprensa

Nicolli Oliveira
(11) 3292-9147
nicolli@simesp.org.br


Redação

(11) 3292-9147
imprensa@simesp.org.br


NEWSLETTER

SIMESP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS