Simesp

Contra a intimidação e demagogia da extrema-direita em Guarulhos

Home > Contra a intimidação e demagogia da extrema-direita em Guarulhos
17/01/2025 | Notícia Simesp

Contra a intimidação e demagogia da extrema-direita em Guarulhos

Solidariedade às e aos profissionais da saúde humilhados em “fiscalizações”

 

No início de mais uma legislatura municipal, retoma-se o velho expediente, por parte de alguns vereadores, de surpreender trabalhadoras e trabalhadores nas unidades de saúde com “fiscalizações” informais e muito bem divulgadas nas redes sociais. Essa prática, que consiste em constranger profissionais  da saúde em seu local de trabalho, particularmente médicos, beneficia-se da noção simplista de que a insuficiência dos serviços prestados na saúde pública se daria pela incompetência ou preguiça dos funcionários. Uma tática rasteira, que ignora propositalmente o crônico subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e as gestões desastrosas que vemos em diversos municípios do estado, das quais, inclusive, esses vereadores fazem parte.

Os problemas de gestão na saúde de municípios como Guarulhos e São Paulo são amplamente conhecidos e frequentemente noticiados na imprensa: terceirização de prerrogativas de gerenciamento da saúde pública para organizações sociais; falta de transparência na gestão dos recursos públicos; subdimensionamento das equipes; precarização dos vínculos de trabalho; aplicação de metas que não se traduzem em melhor assistência à saúde da população; medidas cosméticas e eleitoreiras. Esses assuntos dificilmente serão tratados pelo sensacionalismo da demagogia parlamentar municipal, que parece estar mais interessada em humilhar e expor trabalhadoras e trabalhadores que enfrentam diariamente os desafios da precariedade da saúde pública brasileira, lidando com a vida e a morte, até mesmo com seus pagamentos atrasados.

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) se solidariza com as e os profissionais da  saúde submetidos a esse tipo de tratamento e informa que tomará as medidas judiciais e administrativas cabíveis ao que na nossa avaliação consiste em abuso de poder e quebra de decoro parlamentar.