Simesp

Conheça a Belmiro Braga: uma rua com nome de poeta, no coração da Vila Madalena

Home > Conheça a Belmiro Braga: uma rua com nome de poeta, no coração da Vila Madalena
09/05/2011 | Notícia Simesp

Conheça a Belmiro Braga: uma rua com nome de poeta, no coração da Vila Madalena

Até meados dos anos 90, a rua Belmiro Braga (situada entre as ruas Cardeal Arcoverde e Inácio Pereira da Rocha) era uma via residencial comum. Um ferro velho mal administrado atrapalhava a vida dos moradores e a área do Beco que cobre o Córrego Verde não era urbanizada. Hoje, a rua é um dos principais endereços culturais da cidade de São Paulo, fazendo jus a seu nome: Belmiro Braga era um poeta mineiro que colaborou também em vários jornais de sua terra natal e de São Paulo.

Presente

Logo na esquina com a Cardeal, em cima de uma oficina mecância, está o Espaço Urucum, que promove eventos que vão desde shows de rock à cabaret de palhaços. Mais pra frente fica a World Paper, loja especializada em papéis especiais, vindos do mundo todo. Do outro lado da rua encontramos a Editora Terceiro Nome, que publica os mais diversos livros sobre a cultura brasileira.

Centro Cultural Rio Verde está localizado na parte central da rua (leia sobre o novo Teatro do CCRV), mesma área em que se encontram o espaço de dança Regina Faria, a Casa do Clichê, que produz fotolitos e clichês tipográficos e a Bassoi Cristais e Presentes, loja/ateliê que desde 1985 restaura objetos finos.

Na “parede pegada”, como diria Dona Edna, da loja de Cristais, está a Associação Cidade Escola Aprendiz, fundada em 1997. A ONG propôs diversas melhorias para o seu entorno, que tornaram a via ainda mais agradável. Logo ao lado, se vê o Café Aprendiz, que no horário do almoço recebe artistas e moradores da Vila com opções de dar água na boca.

A Get Marketing, produtora de eventos corporativos, divide um muro com um sobradinho amarelo, ladeado por um belo vitral, no qual se concentram a ONG Sambatá e o Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga que luta pela preservação da memória do samba paulista de raiz.

A Belmiro Braga conta ainda com duas casas de música latina, o Baile Salsa e Merengue e o Conexión Caribe Bar, que durante as noites colocam seus frequentadores a bailar, valorizando a cultura de nossos países “hermanos”. O vizinho é o Polo Harmonia, do Guri Santa Marcelina, que reúne crianças e jovens que buscam uma afinação musical. A Redação aberta do VilaMundo, que conta com uma exposição fotográfica sobre os moradores da Vila e o Corno’s Bar estão na ponta da rua, pertinho do semáforo.

Sem esquecer da Praça Aprendiz das Letras e do Beco, construídos sobre o Córrego Verde. Esses espaços públicos são hoje conhecidos por seus grafites, criados por artistas de reconhecimento nacional e internacional (conheça o projeto Murada), e por atividades como a Praça do Samba e o Encontro de Malabares.

Futuro

Nos próximos meses, a área sobre o Córrego Verde passará por um processo de reurbanização, a rua Belmiro Braga e seu beco incluídos. As transformações resultarão em um Parque Linear. No final do ano passado, a arquiteta responsável pelo projeto reuniu a comunidade do entorno do beco para colher ideias de melhorias que incluiram: playground, preservação da quadra poliesportiva, espaço para os grafites, entre outros.

Para conhecer a proposta completa do projeto do parque, clique aqui.