Com base na denúncia da discriminação sexual em diferentes países, a exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, do jornalista e fotógrafo francês Philippe Castetbon, chega à capital paulista pela CAIXA Cultural São Paulo, após passar por diversas localidades, como França, Suíça e Áustria.
O projeto dos “Condenados” foi idealizado a partir de uma investigação sociológica de Castetbon, que se inscreveu em um site de encontros. O jornalista percebeu que muitos homens estabeleciam contato pela Internet, mantendo um desejo de encontro entre eles, além de denunciarem a homofobia em seus países, já que a homossexualidade é muitas vezes condenada e proibida por leis.
Mostrando a importância da arte em provocar reflexões que contribuam com melhorias na relação de tolerância com as diferenças, a exposição conta com 50 retratos, acompanhada de depoimentos que relevam a difícil rotina de homens que são condenados devido às suas opções sexuais.
Em junho, a mostra contará com grandes debates sobre o tema e em julho haverá o lançamento do livro “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, que reunirá imagens e testemunhos de todos os envolvidos.
Serviço:
Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime
Data: 21/5 até 17/7
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
End.: Praça da Sé, 111 – Sé
Tel.: (11) 3321-4400
Preço: gratuito
Site: www.caixa.gov.br/caixacultural