Simesp

Chioro aceita convite para Saúde, mas já enfrenta acusações de improbidade

Home > Chioro aceita convite para Saúde, mas já enfrenta acusações de improbidade
22/01/2014 | Notícia Simesp

Chioro aceita convite para Saúde, mas já enfrenta acusações de improbidade

Arthur Chioro, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para ocupar o lugar de Alexandre Padilha como ministro da Saúde. Segundo o jornal Valor Econômico, Chioro fará parte da comitiva do governo que viaja no fim de janeiro para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), em Cuba, e que inclui a presidente.

Chioro deve assumir o cargo no início de fevereiro, quando Padilha passa a se dedicar à campanha eleitoral pelo governo do estado de São Paulo. Em São Bernardo, o secretário integra o governo do prefeito Luis Marinho, também do PT, considerado peça chave para apoiar a campanha de Padilha.

Chioro é médico com doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi secretário de Saúde de São Vicente (SP) entre 1993 e 1996, e passou pelo Ministério da Saúde entre 2003 e 2005, durante o governo Lula. Desde 2011 é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP).

Contratempo
No entanto, nem bem a nomeação foi anunciada, foi noticiado que Chioro é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa frente a Secretaria da Saúde em São Bernardo do Campo. Segundo o MP, está sendo apurada uma possível violação ao princípio da administração pública, uma vez que Chioro é sócio majoritário da Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento Ltda., que presta serviço para diversos municípios, como Ubatuba e Botucatu, o que iria contra a Lei Orgânica de São Bernardo do Campo.

Segundo os jornais Diário do Grande ABC e Correio Braziliense, o inquérito foi instaurado em setembro do ano passado, e a consultoria pertence ao secretário desde 1997. A Secretaria de Saúde de São Bernardo não comentou o assunto.