Simesp

CE: presidente do sindicato defende volta da enfermaria-xadrez

Home > CE: presidente do sindicato defende volta da enfermaria-xadrez
02/02/2011 | Notícia Simesp

CE: presidente do sindicato defende volta da enfermaria-xadrez

O presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará(SIMEC), José Maria Pontes, se posicionou a favor da volta da chamada "enfermaria-xadrez" no Instituo Dr. José Frota (IJF). Ela foi fechada em 24 de dezembro de 2009 pela direção do hospital, alegando problemas de superlotação. Para o presidente do SIMEC, a enfermaria-xadrez dava mais segurança tanto ao preso quanto aos outros pacientes, dando mais dignidade ao atendimento médico do próprio detento, evitando que ele fique, como acontece hoje, algemado em macas nos corredores do hospital.

Para José Maria Pontes, colocar o detento junto com os doentes comuns nas enfermarias traz insegurança, tanto para os funcionários do hospital quanto para os acompanhantes, além de provocar a necessidade de um número maior de policiais para fazer a escolta desses pacientes, aumentando o número de pessoas estranhas circulando dentro do hospital.

A mesma opinião tem o supervisor de policiamento de Fortaleza, major Teófilo Gomes. O policial militar deseja o retorno da enfermaria-xadrez ao IJF por acreditar que, desse modo, as escoltas seriam mais eficazes. "Tem dia que deslocamos cerca de 30 policiais para o Frotão. Falta contingente para tanta demanda. E como fica o policiamento nas ruas?" pergunta.

Já para o superintendente do IJF, Messias Barbosa, a "prisão" não deve voltar. "O atendimento médico é direito, deve ser algo universal e igual para todos. A segurança dos detentos é de responsabilidade do Estado, não nossa. A missão daqui é a saúde, não a escolta", diz. José Maria Pontes rebate, afirmando que a qualidade do atendimento médico dos detentos nada tem a ver com o local onde ele se encontra.