Simesp

Categoria dá início à campanha salarial privada

Home > Categoria dá início à campanha salarial privada
01/07/2016 | Campanha Salarial

Categoria dá início à campanha salarial privada

Os médicos do setor privado (que trabalham para filantrópicas e organizações sociais) deram início à Campanha Salarial 2016 em assembleia realizada no dia 13 de junho na sede do Simesp. Com data-base em setembro, a categoria aprovou a pauta de reivindicações que pede correção salarial de 15% e piso de R$ 13 mil para jornada de 20 (vinte) horas semanais. Pertencem ao setor privado os médicos com vínculo empregatício em hospitais privados, clínicas, laboratórios, empresas de medicina de grupo, santas casas de misericórdia, organizações sociais e/ou instituições filantrópicas de saúde.

Neste ano, diversas cláusulas foram incluídas na pauta de reivindicações, como licença-paternidade de 20 dias consecutivos após o nascimento de filho; estabilidade para os médicos designados como delegados sindicais nos termos do estatuto social do Simesp; indenização adicional de 15 dias para o médico demitido sem justa causa que tenha, no mínimo, 50 anos de idade e um ano de serviço na empresa. O empregador que atrasar a homologação das rescisões contratuais (devem ser realizadas em até 30 dias após a demissão) deverá pagar multa de 1% sobre o salário do trabalhador até o limite de 90 dias.

Para o coordenador do departamento Jurídico do Sindicato, José Carlos Callegari, outra importante cláusula incluída nas reivindicações é o Foro Conciliatório. “Seria uma instância de solução de conflitos coletivos trabalhistas entre o Simesp e os sindicatos patronais, com objetivo de tentar resolver as divergências entre as empresas e seus médicos”, explica.

O departamento Jurídico do Simesp enviará a pauta aos sindicatos patronais – Sindhosp, Sindhclor, Sinamge, Sindhosfil-São Paulo, Sindhosfil-Vale do Paraíba e Sindhosfil-Ribeirão Preto, Sindhosfil-Baixada Santista, Litoral Norte e Sul – formalizando o início das negociações.