Os integrantes da Comissão de Assuntos Políticos (CAP), entre os dias 22 e 23 de fevereiro, estiveram reunidos em Brasília (DF) para cumprir a agenda de audiências com alguns dos deputados federais médicos eleitos ou re-eleitos no último pleito. A ideia é apresentar o trabalho desenvolvido pela CAP, de acompanhamento de projetos de lei na área da saúde e emissão de pareceres técnicos.
Na quinta-feira, dia 22, a CAP visitou os deputados João Ananias (PCdoB/CE), Cesar Colnago (PSDB/ES), Raimundão (PMDB/CE) e Manato (PDT/CE). No dia seguinte, foi a vez dos deputados Paulo Foletto (PSB/ES), Jorge Silva (PDT/ES) e Lelo Coimbra (PMDB/ES).
"Dos 10 deputados federais eleitos pelo Espírito Santo, 5 são médicos", afirma Luc Weckx, representante da AMB na CAP.
Ainda no dia 23, os representantes da CAP acompanharam a primeira reunião da Frente Parlamentar da Saúde desta legislatura, presidida pelos deputados Darcísio Perondi e Raimundo Gomes de Matos. O principal item debatido foi a regulamentação da Emenda 29 e a criação ou não da Contribuição Social para a Saúde (CSS).
Eleuses Paiva, ex-presidente da AMB e atual deputado federal, estava presente, pontuando alguns dos temas com os quais a Frente deveria trabalhar. O senador Paulo Davim, que já ocupou o cargo de vice-presidente Nordeste na AMB, também participou do encontro da Frente e defendeu a carreira de Estado para os médicos.
Ainda no mês de fevereiro, entre os dias 15 e 16, a CAP também visitou os seguintes deputados federais: Célia Rocha (PTB/AL), Darcísio Perondi (PMDB/RS), José Rocha (PR/BA), Sebastião Bala Rocha (PDT/AL), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Mauricio Trindade (PR/BA), Manoel Salviano (PSDB/CE) e Arnon Bezerra (PTB/CE). Todos são médicos.
"É muito importante esta aproximação que a Comissão de Assuntos Políticos faz com os parlamentares, principalmente com os médicos, pois assim apresentamos nosso trabalho e nos colocamos à disposição para discutirmos projetos relativos à saúde", disse Weckx.
A bancada dos médicos é atualmente a segunda maior do Congresso, com 45 deputados federais e 6 senadores.