Novamente, trabalhadoras e trabalhadores de OSS, santas casas e hospitais filantrópicos sofrem com o desrespeito de direitos por suas empregadoras. Apesar de firmada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024, delimitando o reajuste salarial da categoria e cláusulas sociais, temos recebido diversas denúncias sobre o descumprimento do pagamento do retroativo por parte dessas empresas de saúde.
O Simesp já vem tomando providências em relação à situação colocada, com a exclusiva finalidade de garantir os direitos firmados em CCT. Oficiamos diferentes empregadoras, inclusive comunicando o ocorrido ao próprio sindicato patronal (Sindhosfil-SP), para reiterar a urgência da regularização do retroativo de suas funcionárias e funcionários, o que resultou no pagamento por parte de algumas empresas.
Neste movimento, lançamos no dia 1º de fevereiro um canal de denúncia da falta de pagamento do retroativo, disponível clicando aqui. Pedimos que, em caso de atraso de pagamento, preencham o formulário. Será através desses dados que poderemos tomar as medidas cabíveis e defender os interesses e direitos da nossa categoria.
Leia abaixo o comunicado do Simesp a respeito e compartilhe o formulário com suas e seus colegas.
Comunicado às médicas e médicos – Retroativos referentes a CCT 2023-2024
Prezados(as) Colegas,
O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) vem, por meio deste comunicado, informar sobre uma questão de suma importância que afeta diretamente a nossa categoria profissional e o cumprimento de nossos direitos trabalhistas.
Conforme é de conhecimento de muitos, foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024 junto ao Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos São Paulo (Sindhosfil-SP), estabelecendo uma série de acordos e condições de trabalho destinadas a garantir melhorias e a valorização da nossa profissão. No entanto, fomos informados sobre o descumprimento do pagamento do retroativo por parte de algumas empregadoras, uma situação que nos preocupa profundamente e contra a qual já estamos tomando as devidas providências.
Desde a constatação desses descumprimentos, o Simesp oficiou diversas empregadoras, incluindo o próprio patronal, reiterando a necessidade urgente dos pagamentos dos retroativos. Com satisfação, informamos que, após nossas ações, várias empregadoras procederam com os pagamentos devidos no final de fevereiro.
No entanto, estamos cientes de que ainda pode haver médicas e médicos que não receberam os valores acordados. É fundamental que tenhamos conhecimento de cada caso para que possamos agir de forma assertiva e garantir que todos os direitos sejam respeitados.
Solicitamos a todas as médicas e médicos que se encontram nesta situação que preencham o formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/ys7NrUMhAv1DQmRA8
O preenchimento deste formulário é crucial para que possamos compilar as informações necessárias e tomar as medidas cabíveis para assegurar o cumprimento da CCT. O Simesp está comprometido em defender os interesses e direitos de nossa categoria e não medirá esforços para garantir que todas as cláusulas acordadas sejam plenamente respeitadas.
Pedimos também que compartilhem este comunicado com colegas que possam estar enfrentando a mesma situação, para que possamos unir forças e garantir que nossa voz seja ouvida.
Agradecemos a atenção de todos e reforçamos que o Simesp está à disposição para esclarecimentos adicionais e para oferecer todo o suporte necessário. Juntos, somos mais fortes.
Atenciosamente,
Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp)