Simesp

Avaliação dos Egressos é tema de discussão em 12 maio

Home > Avaliação dos Egressos é tema de discussão em 12 maio
03/05/2016 | Notícia Simesp

Avaliação dos Egressos é tema de discussão em 12 maio

Agora os estudantes de medicina serão submetidos a exames obrigatórios, a cada dois anos, por meio de “instrumentos e métodos que avaliem conhecimentos, habilidades e atitudes”. Isso é o que diz trecho do Artigo 36, da Resolução Nº 3 do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (MEC), que institui novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em medicina. Mas como será feita, afinal, essa avaliação? E qual será o seu conteúdo? Essas são algumas das questões a serem discutidas no próximo Simesp Debate, que acontece na quinta-feira, 12, às 20h, na sede do Sindicato dos Médicos de São Paulo.

O Simesp Debate terá como palestrantes: Rodrigo Chávez Penha, diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), que irá apresentar a proposta do governo federal para a implementação dessa prova; Lúcio Flávio Gonzaga Silva, conselheiro do Conselho Federal de Medicina, que falará do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme); e Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que explanará sobre o exame de avaliação do Cremesp.

O parágrafo (§) 1º do mesmo artigo ressalta que essa avaliação terá caráter obrigatório, “considerando seus resultados como parte do processo de classificação para os exames dos programas de Residência Médica, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)”.

A seguir, breve currículo dos debatedores:

• Rodrigo Chávez Penha

Possui graduação em medicina e especialização por residência médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É mestre pelo programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

• Lúcio Flávio Gonzaga Silva

Formado pela Universidade Federal do Ceará, é mestre em cirurgia e doutor em farmacologia. Professor de pós-graduação na Escola Cearense de Oncologia e especialista do Hospital do Câncer do Ceará, também é conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM).

• Reinaldo Ayer de Oliveira

Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, é professor de bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordena a Câmara de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

Simesp Debate

Tema: Avaliação dos Egressos
Horário: 20h
Data: 12/05/2016 (quinta-feira)
Local: Simesp – Rua Maria Paula, 78, 1º andar