Simesp

Audiência Pública reforça que migrar é um direito, não um delito

Home > Audiência Pública reforça que migrar é um direito, não um delito
25/08/2025 | Notícia Simesp

Audiência Pública reforça que migrar é um direito, não um delito

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) informa que nesta terça-feira, 26 de agosto, acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 18h, uma audiência pública preparatória à Conferência Continental em Defesa dos Migrantes — Pelo Direito de Migrar, que será realizada em setembro, no México. O encontro reunirá lideranças migrantes, entidades da sociedade civil e representantes do poder público para debater políticas migratórias que garantam direitos em todo o continente. 

A audiência, com o tema “Migrar é um direito, não um delito”, visa colocar as histórias reais e urgentes dos migrantes no centro das discussões, conectando a realidade local ao debate continental e ampliando a visibilidade sobre os desafios enfrentados por quem migra. A audiência também será um momento de encontro e articulação política para o fortalecimento das pautas migratórias no Brasil, com o objetivo de consolidar uma agenda de direitos humanos a ser levada à Conferência Continental no México. 

O evento internacional terá caráter estratégico, ao promover a cooperação entre países da região em torno de políticas migratórias mais inclusivas, seguras e guiadas pelos princípios da dignidade e da solidariedade.

Por que participamos da iniciativa

A presença do Simesp nesse espaço reafirma a luta em defesa dos direitos de todas as pessoas — incluindo migrantes — como um passo essencial para fortalecer valores de solidariedade e justiça social. A voz da comunidade médica, comprometida com a saúde pública, deve estar presente nos debates que contestam políticas que criminalizam a migração e restringem o acesso à cidadania e à dignidade humana. Em setembro, a secretária geral do Simesp, Juliana Salles, estará no México para acompanhar a conferência. 

Serviço

Audiência Pública — Migrar é um direito, não um delito
Data: Terça-feira, 26 de agosto
Hora: 18h
Local: Câmara Municipal de São Paulo — Auditório Prestes Maia, 1º andar (Viaduto Jacareí, 100 — Bela Vista)