Simesp

Audiência do Simesp e servidores municipais com secretário de saúde resulta em comissão permanente de acompanhamento de melhorias

Home > Audiência do Simesp e servidores municipais com secretário de saúde resulta em comissão permanente de acompanhamento de melhorias
29/03/2017 | Notícia Simesp

Audiência do Simesp e servidores municipais com secretário de saúde resulta em comissão permanente de acompanhamento de melhorias

Diante da crise na área da saúde do município de Guarulhos, representantes dos médicos servidores municipais e o Sindicato dos Médicos de São Paulo (SIMESP) realizaram uma audiência com o secretário de Saúde Roberto Lago na última terça-feira (28/03). O objetivo do encontro foi criar uma comissão permanente de negociação com a Prefeitura para encaminhar, debater, buscar soluções e monitorar as políticas públicas da pasta.

Foi estabelecida uma agenda de reuniões com o gestor público a cada dois meses. Na comissão, há profissionais de diversas unidades de saúde do município, entre eles médicos da urgência e emergência e de Medicina da Família e Comunidade. "Foi uma conquista importante para a categoria e para a população. Ao estabelecer o diálogo com a Prefeitura, estamos não só lutando pelos interesses dos médicos, mas promovendo melhoria na prestação de serviços como um todo”, diz o presidente do Simesp, Eder Gatti. “É uma maneira de interferir positivamente na saúde pública de forma negociada e constante”, completa.

No encontro, foram debatidos e encaminhados diversos pontos críticos da atual conjuntura da Saúde na cidade. Entre eles, a falta de pagamento dos plantões extras domês de novembro do ano passado aos médicos das unidades de pronto atendimento da administração direta. O secretário da Saúde se comprometeu a quitar a dívida até o próximo encontro com a comissão de médicos.

A gratificação dos médicos de família e comunidade também passou a ser incorporada ao salário. “Antes, o benefício era integralmente cancelado por critérios arbitrários como, por exemplo, um atraso de cinco minutos no trânsito”, explica o Cristóvão Canêdo Gomes, presidente da Regional do Simesp em Guarulhos. Agora, em uma situação assim, o valor será descontado proporcionalmente. Além disso, o secretário de Saúde firmou acordo com os médicos de famíliae comunidade sobre participação destes especialistas na definição das políticas públicas do município na Atenção Primária à Saúde.

A falta de insumos foi tópico importante da reunião. O secretário de Saúde reconheceu que houve atrasos no fornecimento e se comprometeu a recompor em 15 dias o estoque de materiais nas unidades de urgência e emergência. Nos equipamentos de atenção primária, a demora ainda será de dois a três meses. O Simesp e os representantes dos médicos vão acompanhar efetividade da resolução.

Foram debatidos, ainda, o déficit de leitos hospitalares, a falta de ambulâncias de UTI e até a falha na segurança nos equipamentos de saúde. O gestor informou que há licitação de aluguel de duas ambulâncias para transporte de pacientes graves. Também reconheceu a necessidade de ampliação da retaguarda hospitalar. O Simesp, juntamente com a comissão, estará atento ao andamento desse processo. Apesar de a Secretaria da Saúde não ter apontado soluções práticas para as demandas por leitos e segurança, foram cobradas propostas que serão discutidas na próxima reunião com o gestor.

“Foi uma audiência fundamental para negociar acordos e promover a participação ativa dos médicos nas políticas públicas do município. Uma gestão democrática deve respeitar as considerações dos profissionais que, diariamente, vivenciam os desafios da saúde pública”, pontua Gatti. O Simesp está ao lado da comissão e acompanhará o desempenho da Secretaria de Saúde em assumir suas responsabilidades e promover melhorianos serviços à população e às condições de trabalho dos médicos.